6/03/2004

insight


Ontem eu li um comentário na Scientific American sobre insight. Insight é tipo qundo o cara sonha com uma coisa meio premonitória (premonitória não no sentido misticóide, premonitória no sentido de que ele acha a solução prá um problema durante o sonho). O Mendeleiev sonhou com a tabela periódica, e o cara que descobriu que a estrutura do benzeno (essa aí embaixo) era cíclica sonhou com um oroboros (a cobrinha simpática comendo o próprio rabo), por exemplo.



Bom, e o que isso tem a ver comigo? Ontem eu tive um insight. Ou quase.

Eu estava vendo o jogo do Brasil (e os 3 lances foram pênalti sim!) e acabei dormindo na sala. E sonhei sobre como resolver um dos maiores problemas da biologia: o de como se encontrar genes em genomas sequenciados. Os métodos atuais predizem talvez uns 80% dos genes, mas alguns não são pegos nunca por métodos computacionais.

No meu sonho tinha uma voz me falando sobre os métodos atuais (que levam em contan, entre outras coisas, a proporção de C e G no DNA. Quanto maior, maior a chance de se achar genes). E tinha um gráfico mostrando como a concetração de C e G varia a medida em que vc caminha em um cromossomo. Só que o gráfico era, na verdade... um barquinho! quando a maré subia, era %CG aumentando. quando descia, diminuia. Aí a voz falou: "-Esse é o método tradicional pelo qual o barquinho boia. Mas nós temos outros dois métodos que podem se mostrar muito mais eficazes do que esse..." Aí, quando ela ia falar os tais métodos, minha mãe me acorda e me manda ir dormir na minha cama... Mais uma grande descoberta científica se perde por uma mãe que acha que filho que dorme até as 8 é vagabundo...


No comments: