5/11/2007

Praga





Bom, hora de arrumar a casa e tentar voltar a escrever com uma frequência maior do que a de uma vez por mês. E, cá entre nós, não existe nenhum tópico melhor para voltar a escrever do que narrar uma viagem para a cidade que eu mais queria conhecer em minha estadia na Europa.

No último final de semana fui à Praga. Sempre fui fascinado com essa cidade, um daqueles fascínios impossíveis de se estimar datas, uma daquelas coisas que parecem fazer parte de você desde sempre. A curiosidade de conhecer Praga sempre esteve incrustada em mim de uma maneira indissolúvel. É bem provável que o nome, de conotação tão negativa na nossa língua, tenha chamado a minha atenção para esse pedacinho de terra bem cedo na minha vida, talvez em uma das minhas muitas aulas de Geografia, talvez bem antes disso. Depois disso, o futebol e o Milan Kundera acabaram de fazer com que o meme de conhecer a República Tcheca, e Praga, mais especificamente, estivesse sempre presente no meu cérebro.

Mas como é a cidade? Não é possível falar de Praga sem falar de sua arquitetura, mas percebo agora que não possuo nenhum conhecimento arquitetônico, longe disso. Não sei nada sobre a história da arquitetura na Europa. Depois de refletir por mais alguns (poucos) segundos, concluí que não sei nada sobre a arquitetura de nenhum lugar do mundo. Então, para falar de Praga, só mesmo em termos genéricos e completamente subjetivos. Mas tenho a impressão que, falando dessa maneira, eu sou quase um arquiteto. ;-)

Praga é a cidade mais linda que eu vi na Europa. E eu já vi algumas cidades maravilhosas, como as cidades da Bretanha, na França, Amsterdam, Berlin... Mas Praga é diferente. Cada prédio é único, e isso não pretende ser, absolutamente, um chavão. Cada um têm a fachada com detalhes indescritíveis, cada prédio é uma obra de arte esperando para ser vista de algum ângulo que ninguém nunca viu. E achar esse ângulo é difícil, talvez porque a cidade tenha mais de 1000 anos de idade e já viu todo o tipo de observadores. Não andei pela cidade prestando atenção nos pontos turísticos mais famosos, e muitas vezes bati fotos de prédios residenciais mesmo. Bom, fiz uma pequena seleção das fotos que eu mais gostei. Espero que vocês gostem também, e possam fazer pelo menos uma parte dessa viagem comigo.

Para ver meu álbum, clica aqui.

No comments: